Você sabia que, assim como seu guarda-roupa, sua rotina de cuidados com a pele pode mudar com as estações? Então, quando você troca suas sandálias por botas, também é hora de trocar seus produtos para a pele para ajudar sua tez durante esses meses frios!
Mas, não se trata apenas de produtos de limpeza. Existem outros ajustes que você pode fazer em seu ritual diário e noturno de cuidados com a pele, que ajudarão a protegê-la no inverno.
Por que o clima do inverno afeta nossa pele
Você pode notar que, junto com bochechas rosadas, o inverno também resulta em pele seca ou ressecada. À medida que as temperaturas do inverno caem e o ar fica mais seco, sua pele paga o preço. Isso pode levar a rachaduras na camada externa da pele, perda de hidratação e, por fim, inflamação.
Quando sua pele perde a barreira de umidade, ela enfraquece sua capacidade de se proteger. É por isso que os produtos leves para a pele que você usou no verão – quando a pele é normalmente mais oleosa e a umidade pode ser mais alta – não são eficientes no inverno.
Portanto, é importante prestar atenção às necessidades sazonais da sua pele e ajustar-se de acordo!
1- Troque seus esfoliantes físicos por esfoliantes químicos
Esfoliar regularmente durante os meses de inverno pode ser ótimo para a pele! O esfoliante remove todas as células mortas e secas da pele para banir a pele opaca e revelar uma tez brilhante.
No entanto, esfoliantes físicos – o tipo que usa grânulos para esfregar fisicamente as células mortas da pele – podem ser muito agressivos para a pele já vulnerável no inverno e resultar em danos ou mais ressecamento.
Em vez disso, experimente um esfoliante químico. Não deixe o nome te assustar. Na verdade, é uma fórmula que usa alfa-hidroxiácidos (AHAs), beta-hidroxiácidos (BHAs) ou enzimas para dissolver suavemente a camada superior da pele morta e lavá-la.
Este é um método de esfoliação muito mais suave e você não precisa exagerar! Esfoliar 2-3 vezes por semana é suficiente.
2- Troque seu hidratante leve por um creme mais rico
Se você acha que seu rosto não consegue ficar hidratado o suficiente durante o inverno, ou ainda tem manchas secas no final do dia, pode ser necessário adotar um hidratante mais rico. Às vezes, a fórmula mais fina e leve que você usava durante os meses mais quentes não resiste à mega secura do inverno. Experimente um creme mais rico que irá proteger a sua pele e dar-lhe uma hidratação duradoura. Procure um que contenha ácidos graxos e ceramidas, que certamente ajudarão a pele a manter a umidade e manter sua barreira protetora.
3- Invista em protetor labial
Para muitos de nós, o tempo frio traz consigo lábios secos, rachados ou até mesmo dolorosamente rachados.
Você pode esfoliar os lábios esfregando-os suavemente com uma toalha úmida ou uma escova de dentes limpa e macia para remover a pele seca.
Outra alternativa para uma pele mais saudável no inverno
O novo 3TOP, da TopTherm, é composto por biotina, uma vitamina do complexo B relacionada ao metabolismo das gorduras, carboidratos e proteínas. Essa vitamina melhora a saúde da pele, evitando que fique seca, escamosa e com vermelhidão em volta da boca e do nariz. A biotina, também, traz benefícios para os cabelos, evitando a queda e o enfraquecimento dos fios. Além disso, ela tem relação com a produção de queratina, uma proteína que protege o cabelo. Ajuda também a fortalecer as unhas, evitando que elas fiquem frágeis e quebrem com facilidade.
Já o cobre contribui para a pigmentação dos cabelos e da pele. E o zinco ajuda na manutenção dos cabelos, da pele e das unhas.