Já ouviu falar que tomate faz bem para os olhos? E que alimentos de cor vermelha também fazem? Isso é porque eles possuem uma substância chamada carotenóide e a luteína é um desse tipo. Só que, em vez de dar pigmentação vermelha, ela oferece a cor amarela aos alimentos.
Ela é facilmente encontrada, por exemplo, no milho, no pimentão amarelo, na abóbora e em outros alimentos de cor amarela ou laranja. Até mesmo em outros como a uva, o kiwi e o brócolis são ricos em luteína.
A luteína pode ser consumida como uma espécie de vitamina para os olhos. Isso quer dizer que ela pode melhorar a saúde da sua visão. Entenda abaixo o motivo!
Para que serve a luteína?
A luteína pode ser facilmente encontrada nos tecidos oculares. Ela tem como principal função ajudar na proteção de diversas doenças nessa parte do corpo. Uma delas é a DMRI (Degeneração Macular Relacionada à Idade.
Além disso, ela age como um tipo de substância protetora. Ela impede que 40% da luz que poderia danificar os tecidos, penetre nos olhos. Estamos falando principalmente da luz azul que sai dos aparelhos eletrônicos, das telas, como computadores e smartphones.
Como conseguir luteína?
Bom, considerando que essa substância ajuda a filtrar a luz azul que vem das telas — e sabemos que estamos utilizando bastante esses aparelhos, mais do que deveríamos na maioria das vezes — conseguir mais luteína para os olhos é fundamental.
Infelizmente, o nosso corpo não é capaz de produzi-la e, portanto, ela precisa vir dos alimentos.
Mas aí vem outra questão: será que você consome luteína o suficiente? A sua dose diária de luteína é satisfatória?
Bom, a primeira opção é sempre a alimentação. Ter uma dieta saudável e variada em frutas, verduras e hortaliças é mais do que importante para manter os níveis de luteína ideais e evitar problemas de saúde.
Outra opção é o suplemento de luteína. Infelizmente, boa parte dos brasileiros não possuem uma alimentação saudável. Não comem variedades de frutas e verduras todos os dias, carnes magras, grãos e outros itens importantes.
Por isso, a suplementação pode ser necessária. O suplemento de luteína é algo muito mais prático e você pode consumir sem nenhum problema. Até mesmo para aqueles que já têm uma dieta saudável, o suplemento pode fazer uma boa diferença.
Quais os outros benefícios da luteína?
Essa substância é bastante conhecida por proteger a saúde dos olhos, mas a verdade é que ela ajuda outras partes do corpo a funcionar melhor.
Por exemplo, a luteína é um tipo de antioxidante. Isso quer dizer que ela ajuda na prevenção de doenças, pois reduz a quantidade de radicais livres no organismo. Além disso, ela também melhora o sistema imune. Sendo assim, é uma ótima opção para se prevenir do Coronavírus e também de todos os outros tipos de vírus.
Viu como a luteína pode ser uma forte aliada da sua saúde? A nossa visão é um dos sentidos mais importantes e, portanto, cuidar bem dela é fundamental.
Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e ajude outras pessoas que querem cuidar melhor da saúde!
Importante: consulte sempre o seu médico.