Os alimentos que comemos contém uma variedade de vitaminas, minerais e outros nutrientes importantes que ajudam a manter nosso corpo saudável. Dois nutrientes em particular, cálcio 500 + Vitamina D são indispensáveis na manutenção da saúde dos ossos.
O papel do cálcio
O cálcio é necessário para que nosso coração, músculos e nervos funcionem adequadamente e para que o sangue coagule. Mas não é só isso: o cálcio inadequado contribui significativamente para o desenvolvimento da osteoporose.
Muitos estudos publicados mostram que a baixa ingestão de cálcio ao longo da vida está associada a baixa massa óssea e altas taxas de fraturas.
Fontes de cálcio
A alimentação é a melhor fonte de cálcio. Produtos lácteos, como leite, iogurte e queijo são ricos em cálcio. Certos vegetais verdes e outros alimentos contêm cálcio em quantidades menores. Alguns sucos, alimentos para o café da manhã, leite de soja, cereais, lanches, pães e água engarrafada tem cálcio adicionado na fórmula.
Se você beber leite de soja ou outro líquido fortificado com cálcio, certifique-se de agitar bem o recipiente, pois o cálcio pode se depositar no fundo.
Uma maneira simples de adicionar cálcio a muitos alimentos é adicionar uma única colher de sopa de leite em pó desnatado, que contém cerca de 50 mg de cálcio. É fácil adicionar algumas colheres de sopa a quase qualquer receita.
Mas, se você não consegue consumir uma quantidade de cálcio adequada para seu corpo, a suplementação deste nutriente é extremamente importante.
Vitamina D
O corpo precisa de vitamina D para absorver o cálcio. Sem vitamina D suficiente, não se pode formar o suficiente do hormônio calcitriol (conhecido como “vitamina D ativa”). Isso, por sua vez, leva à absorção insuficiente de cálcio da dieta. Nessa situação, o corpo deve retirar cálcio de suas reservas no esqueleto, o que enfraquece o osso existente e impede a formação de um osso novo e forte.
Você pode obter vitamina D de três maneiras: através da pele, pela luz solar, da dieta e de suplementos. Os especialistas recomendam uma ingestão diária de 600 UI (Unidades Internacionais) de vitamina D até os 70 anos.
Homens e mulheres com mais de 70 anos devem aumentar sua ingestão para 800 UI diários, que também podem ser obtidos a partir de suplementos ou alimentos ricos em vitamina D, como gemas de ovos, peixes de água salgada, fígado e leite fortificado. O Institute of Medicine recomenda não mais que 4.000 UI por dia para adultos. No entanto, às vezes os médicos prescrevem doses mais altas para pessoas com deficiência de vitamina D.
Suplementos de vitamina D
Se você não está recebendo vitamina D suficiente da luz solar e dos alimentos, considere tomar um suplemento. Antes de adicionar um suplemento de vitamina D, verifique se algum dos outros suplementos, multivitamínicos ou medicamentos que você toma contém vitamina D. Muitos suplementos de cálcio também contêm vitamina D.
Os suplementos de vitamina D podem ser tomados com ou sem alimentos e a quantidade total pode ser tomada de uma só vez. Embora seu corpo precise de vitamina D para absorver o cálcio, você não precisa tomar vitamina D ao mesmo tempo que um suplemento de cálcio. Se precisar de ajuda para escolher um suplemento de vitamina D, peça ao seu médico ou farmacêutico para recomendar um.