Há quase 50 anos, abril é reconhecido como o Mês Mundial do Autismo, iniciado em 2 de abril, com o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, sancionado pelas Nações Unidas.
É um período, a cada ano, para se concentrar em informações positivas, respeitosas e precisas sobre transtorno do espectro do autismo (TEA), pessoas com autismo, os desafios que enfrentam e os dons que possuem, todos envoltos na cor azul.
Durante o mês de abril, as comunidades de todo o mundo costumam reconhecer o mês com eventos amigáveis ao autismo e atividades educacionais destinadas a promover a aceitação de pessoas com autismo e um mundo mais inclusivo.
O TEA (Transtorno do Espectro Autista) ocorre em todos os grupos étnicos, raciais e econômicos?
Alguém com autismo pode ser seu vizinho, o filho de um amigo ou um familiar querido. Então, quais são os sintomas do autismo?
De acordo com o Autism Speaks, um dos principais grupos de defesa do mundo, os dois principais sintomas são: desafios de comunicação social e comportamentos restritos e repetitivos. Esses sintomas se manifestam de várias maneiras e muitas vezes podem interferir na vida diária. Os desafios de comunicação social podem incluir linguagem falada, gestos, contato visual, expressões faciais, tom de voz e expressões.
Eles também podem incluir dificuldade em reconhecer emoções nos outros, dentro de si mesmos e em reconhecer pistas sociais “normais”, desde o espaço pessoal até as trocas de conversas.
Quais as dificuldades que uma pessoa com autismo enfrenta?
O que você pode não saber é que quando você está no espectro, coexistir em um mundo neurotípico dá trabalho. Para aqueles que são capazes, navegar na vida diária e tentar se encaixar requer foco constante. É exaustivo. Pense em como tem sido difícil se ajustar às novas regras do COVID-19 – distanciamento social, trabalho em casa, educação em casa, incapacidade de se movimentar livremente, necessidade de desenvolver novas rotinas, não se sentir preso – e você pode começar a imaginar o quão desafiador é, para as pessoas no espectro, escalar colinas sociais todos os dias de suas vidas.
Saiba o que você pode fazer para se conscientizar sobre o autismo
Neste Mês de Conscientização do Autismo, aprenda mais sobre como as pessoas com quem você se importa estão conectadas. Ter empatia com elas, ajudará você a se conectar melhor com as pessoas no espectro, melhorando a vida delas e a sua.
Quando vestimos azul, não se trata apenas de manter essa conversa sobre autismo, mas também de garantir que aqueles com autismo e suas famílias não se sintam sozinhos.
Então, durante todo este mês de abril, use azul e peça aos outros que façam o mesmo.