A vitamina D é conhecida como a vitamina “do sol”, que tem como principal função ajudar a manter os ossos saudáveis e fortes, facilitar o crescimento celular e beneficiar a função imunológica.
Seu corpo absorve vitamina D principalmente por meio da exposição ao sol, embora suplementos dietéticos e certos alimentos também possam ser fontes do nutriente.
A deficiência de vitamina D ocorre quando seu corpo não absorve os níveis recomendados. Níveis insuficientes de vitamina D podem fazer com que seus ossos se tornem deformados, quebradiços ou finos. Porém, há vários estudos que demonstram que a deficiência de vitamina D pode causar depressão.
Vitamina D e depressão
Estudos mostraram uma ligação entre a deficiência de vitamina D e a depressão. Pesquisadores, por meio de uma meta-análise de 2013, notaram que os participantes do estudo com depressão também tinham baixos níveis de vitamina D. A mesma análise descobriu que, estatisticamente, pessoas com baixo teor de vitamina D corriam um risco muito maior de depressão.
Os pesquisadores acreditam que, como a vitamina D é importante para o funcionamento saudável do cérebro, níveis insuficientes de nutrientes podem desempenhar um papel na depressão e em outras doenças mentais.
Fatores de risco para deficiência de vitamina D
A exposição ao sol, o estilo de vida e a idade limitados podem contribuir para os baixos níveis de vitamina D.
Exposição solar limitada
A exposição à luz solar é a principal fonte de vitamina D para a maioria das pessoas. Se você ficar longe do sol ou usar muito protetor solar, limita sua exposição. Isso pode levar à deficiência de vitamina D.
A quantidade de exposição ao sol necessária dependerá do clima, da hora do dia e da época do ano. Pessoas com pele mais clara tendem a absorver a vitamina D mais rapidamente. Você pode precisar de 15 minutos a 3 horas de exposição ao sol por dia para obter vitamina D suficiente apenas com a exposição ao sol.
Dieta
Poucos alimentos são naturalmente ricos em vitamina D. Coma mais dessas excelentes fontes naturais de vitamina D para aumentar sua ingestão:
-
salmão;
-
cavalinha;
-
outros peixes gordurosos;
-
óleos de fígado de peixe;
-
gorduras animais;
-
produtos alimentícios fortificados com vitamina D, como suco de laranja e cereais.
Tom de pele mais escuro
Pessoas com pele mais escura têm maior quantidade de melanina, um pigmento natural que dá cor à pele. A melanina reduz a produção de vitamina D na pele.
Quanto você precisa?
Tem havido alguma controvérsia sobre a quantidade de vitamina D necessária para o funcionamento saudável. Pesquisas recentes indicam que você precisa de mais vitamina D do que se pensava.
As UIs recomendadas para vitamina D são:
-
crianças e adolescentes: 600 UI;
-
adultos até 70 anos: 600 UI;
-
adultos com mais de 70 anos: 800 IU;
-
mulheres grávidas ou amamentando: 600 UI.
Suplementação de vitamina D
Caso você acredite que tenha deficiência de vitamina D, é extremamente importante suplementar esse micronutriente. A TopTherm, sempre pensamdo no seu bem-estar, oferece o suplemento alimentar Vitamina D 1000UI em cápsulas, para você cuidar da saúde dos seus ossos e prevenir doenças, como por exemplo, a depressão.
Com uma formulação rica em Vitamina D, foi desenvolvida para ajudar seu organismo a absorver melhor o cálcio e o fósforo, importantes para o funcionamento do sistema imune e muscular.
Para obter todos esses benefícios e combater a depressão, invista na vitamina D da Toptherm. Acesse www.toptherm.com.br