A pandemia do Coronavírus chegou ao Brasil muito perto das estações mais frias do ano: outono e inverno. E, os cuidados com a saúde nessa época devem ser ainda mais intensos, pois é justamente nesse período que algumas doenças como a gripe tendem a aparecer.
Para evitar essa situação, vamos agora dar dicas de como cuidar melhor da sua saúde e a da sua família nos meses mais frios do ano. Confira abaixo!
Principais cuidados com a saúde no inverno
1. Pratique exercícios
A gente sabe que é bem difícil fazer exercícios, especialmente quando está frio. A gente mal quer sair de debaixo das cobertas, quem dirá fazer atividade física. Mas ela é mais do que necessária porque ela ajuda a fortalecer o sistema imune e deixa a gente mais disposto, mais feliz.
Você pode fazer exercícios em casa mesmo, aliás é o mais recomendado em tempos de pandemia, e pode pedir a ajuda de um profissional. Ele pode traçar um plano de exercícios que comece de forma mais leve e sejam fáceis de fazer e que vá aumentando a complexidade com o passar do tempo.
Assim, além de ficar com a saúde física e mental em dia, você também fica com o corpo mais bonito.
2. Deixe as portas e janelas abertas
Sabe por que as pessoas gripam mais no inverno? Porque mantemos os ambientes fechados por causa do frio: o vírus não tem para onde sair e acaba infectando mais pessoas. O mesmo pode acontecer no caso do Coronavírus.
Portanto, por mais que seja complicado, deixe portas e janelas abertas. É melhor fazer isso e usar agasalhos dentro de casa do que ficar doente não é mesmo?
3. Alimente-se de forma saudável
A alimentação é algo de fundamental importância para as nossas vidas. Ela influncia diretamente na saúde mental (o intestino é considerado o segundo cérebro) e também na física.
Sendo assim, consulte um nutricionista e explique quais são as suas necessidades e como é a sua rotina. Ele vai passar uma dieta ideal para o seu ritmo de vida. Lembrando que, por conta da pandemia, você pode fazer a consulta sem precisar sair de casa.
4. Use vitaminas e sais minerais
Mesmo seguindo a dieta e fazendo atividades físicas, pode ser que a quantidade de vitaminas e sais minerais não sejam suficientes. Isso sem falar que, muita gente não segue a dieta como deveria.
O profissional que pode averiguar se você realmente está ou não com deficiência desses nutrientes é o nutrólogo. E é bem capaz que seja necessária uma suplementação.
Sendo assim, você pode aumentar os cuidados com a saúde consumindo itens como ômega 3, polivitamínicos, Coenzima Q10, vitamina e muitos outros.
Cuide também da sua saúde mental. Estamos recebendo uma enxurrada de informações todos os dias por causa da Covid-19 e algumas delas só ajudam a criar pânico. O mais importante é se prevenir, usar máscara, evitar sair de casa, ter sempre álcool gel à mão e melhorar o sistema imune aplicando todas dicas que acabamos de dar.