Quatro ótimas maneiras de fortalecer o sistema imunológico

Estamos em meio a uma pandemia e já sabemos que pessoas com o sistema imune fortalecido têm mais chances de superar esse momento. E, para isso, ter uma alimentação saudável é uma ótima opção, mas nem todo mundo consegue manter uma boa dieta. Uma alternativa para fortalecer o sistema imunológico é através da suplementação.

O ideal é que, antes de fazer essa suplementação, você marque uma consulta com um nutrólogo. Por meio de exames ele é capaz de saber a quantidade de vitaminas e sais minerais que seu corpo precisa diariamente. Afinal de contas, somos únicos.

Veja abaixo algumas suplementações que podem ajudar no fortalecimento do sistema imune. Confira!

1. Vitamina D

A vitamina D é uma das mais comentadas do momento sobre a sua capacidade de ajudar no fortalecimento do sistema de defesa.

Acontece que os linfócitos (uma das principais células de defesa), possuem receptores para a vitamina D (que na verdade é um tipo de hormônio, mas convencionou-se chamá-la de vitamina). Assim, a presença dessa substância ajuda na produção e fortalecimento dessas células.

2. Polivitamínico AZ

Mesmo com uma rotina saudável, que contemple uma alimentação rica em nutrientes, nosso corpo pode sofrer com deficiências específicas de vitaminas e minerais importantes. Ele é composto por 12 vitaminas e 10 minerais essenciais para complementar um estilo de vida saudável, como a vitamina B1 (Tiamina),

O complexo Polivitamínico AZ, formulado para o homem ou para a mulher, é uma forma prática e segura de diminuir a falta desses elementos, que muitas vezes não são consumidos de maneira satisfatória por conta do agitado ritmo da vida moderna.

3. Ômega-3

O ômega-3, ao contrário das gorduras ruins, consegue reduzir a resposta inflamatória do organismo justamente porque ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

Além disso, é considerada uma ótima gordura, reduzindo a quantidade de radicais livres, substâncias que além de acelerar o processo inflamatório e o envelhecimento celular, causam diversos danos no longo prazo, inclusive o câncer.

4. Probióticos

Os probióticos, presentes em iogurtes e outras bebidas são ótimos para o nosso corpo e ajudam as nossas células de defesa a combaterem diversos inimigos todos os dias.

Os probióticos são como ajudantes específicos do sistema digestivo. Com a alimentação não tão saudável que temos diariamente, é fácil que as bactérias nocivas acabem ultrapassando, em quantidade, as benéficas.

A presença de probióticos na alimentação ajuda para que isso não aconteça. Lembre-se de que é muito importante manter o intestino bastante saudável. Ele é considerado o nosso segundo cérebro e também está relacionado com as sensações de bem-estar e satisfação.

Aproveitar bem  o sistema imunológico é uma ótima maneira de evitar que, ao pegar a Covid-19, a doença se agrave. Você pode passar por essa situação sem grandes transtornos.

Consulte o seu nutricionista ou nutrólogo e peça os seus suplementos para uma vida mais saudável!

Importante: consulte sempre o seu médico.

Referências usadas:

https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/imprensa/noticias/Paginas/A-import%C3%A2ncia-da-vitamina-D.aspx

https://saude.abril.com.br/blog/com-a-palavra/o-papel-de-vitaminas-e-minerais-na-imunidade-diante-do-coronavirus/

https://essentia.com.br/omega-3-pode-melhorar-funcao-imunologica-e-reduzir-inflamacao-em-pacientes-com-cancer-gastrointestinal/

https://saude.abril.com.br/alimentacao/probioticos-ajudam-a-combater-9-problemas-serios-de-saude/